Notícias

Movimento Maio Amarelo número de vitimas, impressiona em Campina Grande
8 de maio de 2017


O mês de maio é o período de conscientização de motoristas e pedestres para a diminuição dos números de acidentes de trânsito. Em Campina Grande, a campanha Maio Amarelo foi iniciada nesta quarta-feira, 03, com objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de redobrar os cuidados no trânsito, mostrando os perigos e as consequências dos acidentes.

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no município 80 pessoas morreram, em 2016, vítimas de acidente de trânsito. Em 2015 foram 88. Já em 2014 foram 78 vítimas. O maior número de óbitos, nos últimos anos, foi em 2013, quando 110 perdas foram registradas.

No Centro Regional de Referência em Reabilitação e Assistência à Saúde do Trabalhador (Cerast) mais de 60 pacientes são submetidos à reabilitação para que possam recuperar alguns dos sentidos e movimentos que foram perdidos nos acidentes que sofreram.

A diretora administrativa do Centro, Graça Duarte, chama a atenção para a quantidade de pessoas com sequelas por acidentes de moto. “A grande maioria desses acidentados sofreram o trauma quando pilotavam ou estavam como passageiro em uma motocicleta”, disse. Não há acidentados de carro na unidade.

A diretora explicou, que os pacientes fazem um trabalho de reabilitação depois de serem tratados nos ambulatórios dos hospitais. “Eles fazem fisioterapia, sessões de fonoaudiologia, passam por consulta com psicólogo, recebem orientação nutricional e avaliação de outros profissionais”, explicou.

No total, cerca de 1800 procedimentos são realizados por mês na unidade e 400 pacientes são atendidos mensalmente no Cerast. Os acidentados representam 15% dos pacientes. É o caso de Erenaldo Teberge Bezerra, que sofreu um acidente automobilístico e perdeu as duas pernas. “Aqui tem muitos equipamentos e uma equipe muito grande e isso está ajudando a fortalecer minha musculatura do corpo, já que passei a usar mais os braços e o tronco”, relatou.

 

Fonte: http://pmcg.org.br/movimento-maio-amarelo-vitimas-de-acidentes-sao-reabilitadas-no-cerast/
Unimed Campina Grande © 2009 - 2016 - Todos os direitos reservados
Rua Clayton Ismael, 40 - Jardim Tavares - CEP 58401-393
Desenvolvido pela rox Publicidade